Guia com perguntas e respostas mais frequentes de quem já assinou ou acaba de assinar o seu contrato CAIXA financiamento habitacional
O Banco informa que quer fortalecer seu relacionamento com os clientes e interagir na busca de um melhor atendimento.
Vídeo:
AMORTIZAÇÃO COM VALORES BAIXOS – REDUÇÃO DE PRAZO OU PRESTAÇÃO – SIMULAÇÕES NO APP HABITAÇÃO CAIXA
Veja as dúvidas mais comuns sobre o contrato:
1. Para receber informações da CAIXA, o que devo fazer?
É muito importante manter seu endereço e telefone sempre atualizados.
Quando houver alguma mudança, informe imediatamente à CAIXA.
2. Como é formada a minha prestação no Contrato CAIXA financiamento habitacional?
Nos financiamentos imobiliários, a prestação mensal é composta por:
• Encargo Principal (prestação) – parcela de amortização e de juros mensais;
• Encargos Acessórios – taxa de administração, seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).
Veja mais:
Encargo e Prestação – Quais as diferenças?
Vídeo:
NOVA FUNCIONALIDADE NO APP HABITAÇÃO CAIXA – ABA DOCUMENTOS: EXTRATO PRESTAÇÕES OU OPERAÇÕES
3. Como são calculados os encargos e seguros?
• A parcela do encargo principal, referente aos juros, é recalculada em função de saldo devedor atualizado, taxa de juros, sistema de amortização e prazo restante do contrato, conforme condições contratadas.
Veja também:
Como consultar saldo devedor do financiamento
• Os encargos acessórios variam de acordo com o tipo de financiamento.
- Seguro habitacional (MIP e DFI) e taxa de administração.
- Você pode verificar no seu contrato de financiamento quais são os encargos acessórios que formam a sua prestação.
- O valor do prêmio do seguro MIP é obtido mediante a aplicação das taxas, constantes na Apólice, sobre o valor do financiamento na contratação ao percentual de pactuação de renda dos participantes.
- Para cálculo do valor do prêmio do seguro DFI é aplicada uma taxa sobre o valor de avaliação do imóvel.
Saiba mais:
Seguro Habitacional: Veja os Detalhes
4. Quando ocorre o vencimento da prestação?
O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato.
Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento.
Veja também:
Data de Vencimento – Faça a escolha!
5. Como posso pagar as prestações do meu financiamento?
O Débito Automático CAIXA é a forma mais prática de efetuar os pagamentos, pois não é preciso ficar dependente do recebimento de boleto de cobrança. Saiba mais:
• Com o Débito Automático, o valor da prestação é debitado automaticamente na sua conta corrente no dia agendado;
• É possível verificar o agendamento do débito no campo “lançamentos futuros” do extrato da conta quinze dias antes da data do vencimento de cada prestação.
- Caso não conste este lançamento, entre em contato com seu gerente de relacionamento na CAIXA.
• É muito importante verificar no extrato da sua conta se o débito da prestação ocorreu, pois o recibo de depósito não é um comprovante de pagamento;
• Caso deseje optar pelo Débito Automático, procure a CAIXA.
Você também pode pagar usando o boleto de cobrança. Com ele, a prestação pode ser paga até a data de vencimento em toda a rede bancária:
• Após o vencimento, o pagamento do boleto pode ser feito em casas lotéricas, correspondentes bancários CAIXA AQUI ou, dependendo do tempo de atraso, somente nas agências da CAIXA;
• Se você não optou pelo débito automático e não recebeu o boleto pelo correio, pode pedir uma segunda via pelo telefone 0800 726 0505 (caso o boleto tenha até 60 dias), em qualquer agência da CAIXA ou clicando aqui.
Veja como ver o extrato financiamento CAIXA:
Boleto Habitação CAIXA – Como emitir
6. O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento?
• O atraso no pagamento das prestações gera multa e juros, referente aos dias em atraso, e permite a CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros;
• Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel;
• Na alienação fiduciária, você não pode transferir seu imóvel a terceiros sem o consentimento da CAIXA.
- Isso acontece porque o imóvel fica em nome da CAIXA e só é transferido para você após a quitação do financiamento.
Veja os riscos da inadimplência no artigo:
Mutuários inadimplentes: atenção com retomada do imóvel
Vídeo: DICAS PARA NEGOCIAR AS PRESTAÇÕES: Quais opções quando não consigo pagar o financiamento imobiliário
7. Posso utilizar o meu saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na compra?
Sim. Mas, somente quando você, o contrato e o imóvel estiverem enquadrados nas regras e limites de avaliação e financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na data da aquisição do imóvel.
Para saber se no seu caso é permitido o saque do FGTS, veja no artigo:
Posso usar FGTS na compra de imóvel?
Vídeo: FGTS NA ENTRADA DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO – Como funciona, quais os critérios e quem pode usar?
8. Posso usar o FGTS no financiamento para quais fins?
O saque do FGTS no financiamento habitacional pode ser efetivado nos seguintes casos:
• Amortizar o saldo devedor, ou seja, reduzir o prazo ou o valor do encargo;
• Pagar até 80% do valor da prestação;
• Liquidar o saldo devedor.
Quantas vezes pode-se usar o FGTS no financiamento?
Vídeo: Quantas vezes posso usar o FGTS no FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?
9. Onde posso tirar dúvidas e obter informações sobre o meu financiamento?
Qual telefone caixa habitação? 0800 caixa habitação
São oferecidos serviços de pós-venda para Contrato CAIXA Financiamento imobiliário para você entrar em contato sempre que quiser:
Pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
Veja os serviços disponíveis e prazos de atendimento:
❶ 2ª via de Boleto – (Representação numérica do código de barras por SMS) Até três prestações em atraso. Atendimento imediato – em tempo de ligação.
❷ Alteração de dados de contato: Telefones, e-mail e endereço de correspondência. Atendimento em até 3 dias úteis.
❸ Alteração da data de vencimento. Atendimento em até 3 dias úteis.
❹ Amortização e Liquidação com recursos próprios por meio do débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 7 dias úteis.
❺ Amortização e Liquidação com recursos do FGTS – é necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.
❻ Autorizar débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 3 dias úteis.
❼ Pausa Estendida – Carência ou moratória por um período de tempo, de acordo com as condições de cada financiamento. Os valores não pagos são acrescidos ao Saldo Devedor. Atendimento em até 10 dias úteis.
❽ Uso FGTS para pagamento de parte do valor da prestação – É necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.
Você também pode acessar o sítio da CAIXA no endereço www.caixa.gov.br sempre que precisar de informações adicionais.
Número contrato CAIXA habitação
O número do contrato habitacional consta no contrato de financiamento imobiliário e no boleto de pagamento.
Lembramos que nenhum canal na internet ou telefone informará o número, considerando ser fator de segurança da informação.
Você poderá obter o número do contrato habitacional CAIXA em qualquer agência do banco com sua identificação pessoal e número do CPF.
Guarde esta informação, pois será imprescindível para qualquer serviço que necessite no seu Contrato CAIXA Financiamento imobiliário.
Veja também:
[…] O número do contrato habitacional consta no contrato de financiamento imobiliário e no boleto de pagamento. Ver resposta completa […]
Bom dia, como faço para ter acesso ao contrato do seguro obrigatório?
Olá, Kelvin! bom dia
Você deverá solicitar junto ao banco ou Seguradora cópia da apólice.
Equipe Click Habitação
boa noite nao estou conseguindo tira meu boleto de forma alguma
Olá, Valeska! Boa noite Esclarecemos que deverá procurar o banco. Somos apenas portal imobiliário independente. Sugerimos fazer mensagem privada na página do Facebook do banco: https://www.facebook.com/caixa Você não usa o… Read more »
Como é que eeu faço pra pega a 2 via do contrato porque eu perdi o meu
Olá Antônia, bom dia Agradecemos a presença no Click Habitação. Orientamos a comparecer na agência onde fez o financiamento e pedir cópia do contrato. Provavelmente será cobrada tarifa pelo serviço.… Read more »
Perdi o meu contrato
Olá Aderlane, boa noite Agradecemos a presença no Click Habitação. Você tem duas opções: – pedir 2a. via do contrato na agência – pedir uma Certidão de matrícula atualizada no… Read more »