A comprovação de renda para pessoas que trabalham por conta própria ou profissionais liberais pode ser efetivada de diversas maneiras. Veja como o autônomo pode financiar
Não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não impedem pleitear um financiamento.
É possível comprovar renda e se organizar para deixar esse processo viável.
A renda não comprovada é geralmente originada por meio de atividade de prestação de serviço, venda (comércio) ou de confecção de produtos.
Pode ser efetivada por profissionais independentes e de forma individual, como por exemplo: barbeiro, doceira, pedreiro, pintor, manicure, costureira, encanador, lavador de carros, eletricista, etc.
Outra possibilidade de renda não comprovada é aquela exercida por profissionais especializados, com escolaridade superior ou técnica.
Em geral são profissionais liberais que prestam serviços qualificados ou produzem bens com valor mais alto, como exemplo: professor, decorador, arquiteto, engenheiro, programador ou analistas de sistemas, etc.
Os bancos atualmente utilizam o conceito de capacidade de pagamento, onde além dos fatores de renda comprovada e renda não comprovada (informal), aproveitam-se as informações do histórico de comportamento interno e externo do cliente (Ex. média de aplicações ou de utilização de crédito rotativo, registro de cheques sem fundos, inadimplências, etc.), além da situação cadastral, das condições do crédito pleiteado, da capacidade financeira e do cenário macroeconômico.
Vídeo: FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: COMPOR RENDA – Vantagens e Desvantagens
Ao comprovar renda de autônomo pode financiar:
Veja mais:
Comprometimento de Renda
Vamos detalhar algumas condições que podem facilitar a comprovação da capacidade de pagamento e aumentar as possibilidades de aprovação do financiamento imobiliário:
- Guarde os contratos de prestação de serviços (este documento em conjunto com a comprovação de depósito em sua conta é considerado comprovação de renda);
- Veja se a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) a ser emitida por um contador é uma boa alternativa para seu negócio. É um documento que comprova a renda de quem não tem carteira assinada.
- Acima do valor de limite de isenção do Imposto de Renda é necessária comprovar o recolhimento de DARF correspondente.
- RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo) este depende do valor e da natureza do serviço prestado. A remuneração mensal corresponderá ao rendimento base ou salário de contribuição constante no documento.
- Para o financiamento, o RPA só tem validade junto com as guias de recolhimento dos impostos, se devidos.
- Busque formalizar o seu trabalho. A renda formal propicia uma melhor avaliação de risco na hora de fazer um financiamento.
- Hoje existem facilidades para abrir empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Além do que a formalização traz benefícios como: aposentadoria e auxílio doença.
- Clique aqui e veja como funciona e como se cadastrar.
- Os depósitos bancários em uma conta bancária podem comprovar os recebimentos periódicos oriundos dos seus serviços ou vendas. Principalmente se você tem mais de uma fonte de renda.
- Com o extrato de movimentação da sua conta, o banco consegue comprovar que você recebe o dinheiro que declarou ter quando pediu o financiamento.
Profissional autônomo pode financiar e ao se regularizar para se valer de alguns direitos e até avaliar se abrir empresa não seria uma melhor opção.
A regularização dos profissionais autônomos e liberais facilitam a aquisição de crédito, e em especial para o financiamento habitacional.
Dependendo da situação do profissional, pode ser melhor abrir uma empresa para prestar seus serviços. Isso porque, nesse caso, a tributação é menor.
O Microempreendedor Individual (MEI) pode financiar a sua casa própria, em especial, nos Programas Habitacionais populares como: Minha Casa Minha Vida ou Carta de Crédito FGTS.
Assim, em especial para quem quer deixar de pagar aluguel, conquistar a casa própria e realizar um sonho é perfeitamente possível para todos, mesmo para quem tem renda informal.
Gilberto Ribeiro de Melo
Especialista – Crédito Imobiliário
Veja mais:
Meu MEI é de São Paulo, mas estou de mudança, posso fazer o crédito imobiliário em SP e comprar no estado em que estou de mudança ou tenho que fazer… Read more »
Olá Daniela, bom dia Agradecemos a presença no Click Habitação. Normalmente as pessoas mudam e compram imóvel um tempo depois, pois o imóvel tem valor agregado maior e requer planejamento… Read more »
boa tarde .sou mei no setor de comercio de auto pecas,a 2 meses posso fazer financiamento de imovel residencial ? e a prtir de quanto tempo de empresa posso dar… Read more »
Olá José Geraldo Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Cada banco tem sua política de crédito, assim o prazo depende. Cremos que o prazo mínimo possa ser de… Read more »
Boa tarde, trabalho registrada, porém a minha maior fonte de renda é informal como prestação de serviço de transporte escolar. Posso abrir um MEI e uma conta PJ para comprovar… Read more »
Olá Paloma Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Vamos repetir o trecho do artigo que versa sobre o assunto: Vamos detalhar algumas condições que podem facilitar a comprovação… Read more »
Sou cabeleireira..pago mei não tenho nada financiado em meu nome.Mas meu marido tem empréstimos por isso quero comprar algo no meu nome porque a renda dele compromete muito .Será que… Read more »
Olá Susan Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação. Esclarecemos que se você é casada ou tem União estável e não ser que o Regime de bens seja de… Read more »
Olá, gostaria de saber se eu abrindo uma firma em meu nome agora com 18 anos, se eu quiser financiar minha casa própria daqui alguns anos com meu noivo, a… Read more »
Olá Alessandra Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Não entendemos a pergunta. Empresários compram a casa própria, também … Quando for financiar serão apuradas as rendas de ambos… Read more »