A opção de construção de imóvel deve ser cercada de muita atenção por envolver várias etapas até a conclusão da obra e em todas elas é de suma importância a documentação
O segundo passo é contratar um engenheiro civil ou arquiteto com boas referências e credenciado no CREA ou CAU, para visita ao terreno e discussão em conjunto da viabilidade do projeto e da execução da obra.
Este investimento que deverá ter um custo médio de 5% da obra total, vale a pena para evitar muitos problemas, tanto no momento de construir como futuramente no próprio imóvel.
Nem cogitar realizar construções como dizem “boca a boca” com um pedreiro conhecido ou indicado por algum amigo.
A contratação de um engenheiro civil ou arquiteto é obrigatória.
É exigida pelos órgãos competentes a existência do responsável técnico do projeto/plantas e da ART ou RRT, para então se conseguir a licença de construção de imóvel na Prefeitura e atender à fiscalização do CREA ou CAU.
O proprietário deve ter em mente como deseja o imóvel: sala, número de quartos, banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, como também, as respectivas áreas de cada cômodo para assim finalizar a área total a ser construída em m2.
De posse destes dados o responsável técnico iniciará o projeto.
O profissional Responsável (arquiteto ou engenheiro) deve acompanhar toda a execução da obra responsabilizando-se pela Direção Técnica ou pela própria execução.
A seguir citamos a documentação essencial para a execução da obra.
Vídeo: CONSTRUÇÃO INDIVIDUAL: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO EM TERRENO PRÓPRIO, REFORMA
Documentos necessários para construção de imóvel
1) Projeto
Consiste em várias plantas quais sejam:
· Arquitetônica/baixa;
· Fachadas e telhado;
· Estrutural;
· Elétrica;
· Telefônica
· Hidrosanitária.
2) Memorial Descritivo
Este documento em forma de relatório relaciona o tipo, marca, referência, modelo de todo material de construção utilizado, a exemplo, ferragens usadas para a estruturas/vigas, tipo de tijolos, revestimento dos pisos internos e externos, marca e cor dos materiais sanitários, modelo de torneiras, especificação de tamanho, cor e material de portas e janelas, telhas ou outro material usado para o telhado, etc.
O memorial descritivo serve também para avaliar o custo envolvido na obra, bem como para se necessário um dia refazer a substituição de algum material ou uma futura reforma ou reconstrução.
3) Cronograma de execução de obra
Com ele é possível acompanhar ordenadamente a execução cronológica de cada fase de construção de acordo com sua importância e planejar a compra dos materiais destinados às respectivas fases, também a contratação dos diversos profissionais para as específicas atividades como eletricista, pintor, encanador dentre outros.
4) ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Técnica
No caso a ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica) por um ENGENHEIRO com registro ativo no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou a RRT ( Registro de Responsabilidade Técnica) por um ARQUITETO, com registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Documento emitido pelo Conselho Regional, pelo qual o responsável técnico (engenheiro civil ou arquiteto) assume a responsabilidade pela execução da construção e de todos os respectivos projetos.
5) Alvará/Licença de Construção de imóvel
Para conseguir a liberação e emissão do alvará de construção pela Secretaria Municipal de Urbanismo ou similar, deve ser previamente aprovado pela mesma, o projeto arquitetônico e recolhidas as taxas por ela cobradas.
Assim que for emitido o alvará, estes devem estar arquivados em uma pasta junto com a ART ou RRT e todos os demais projetos, e disponíveis no local da obra, pois serão apresentados aos fiscais tanto do CREA/CAU como da Prefeitura Municipal.
OBS: Quando a construção for financiada por Banco estes documentos acima serão exigidos para iniciar a contratação do financiamento.
6) HABITE-SE/CVCO
Documento emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo que se chama Habite-se ou Certificado de Vistoria e Conclusão de Obra.
Assim que cumprido o cronograma de execução da obra e finalizada a construção de imóvel o proprietário deve solicitar a vistoria de término de obra junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, onde foi emitido o alvará, para que seja confirmado e verificado que foi cumprida a construção de acordo com o projeto aprovado pela mesma.
7) CND do INSS
Certidão Negativa de Débitos do INSS – Este documento é emitido pela Receita Federal e é imprescindível para averbação da conclusão da obra no Cartório de Registro de Imóveis.
Todavia, o engenheiro ou arquiteto contratado irá orientar que no início da obra deve ser feita uma matrícula da mesma junto ao INSS visando recolher mensalmente os impostos relativos à execução de obra.
Terminada a obra deve-se fazer a juntada dos comprovantes de recolhimento do INSS, do Habite-se, da ART/RRT e do projeto arquitetônico aprovado, com estes ir à Receita Federal, a qual vai checar se o valor recolhido está correto, caso contrário, cobrará a diferença, depois disso é emitida a CND do INSS da obra.
Isenção INSS Construção Civil 70 m²
Quando o imóvel possuir área total até 70m² e for executada sem contratação de mão de obra assalariada é isento o recolhimento do INSS, conforme Art. 278 do Decreto n º 3048/99.
Veja também:
Dicas para construir casas sustentáveis
Fiscalizações
Podem ocorrer em qualquer momento da execução da obra pelo CREA/CAU, ou pela Secretaria Municipal de Urbanismo ou similar do município.
Quando a construção for financiada o Banco enviará um engenheiro/arquiteto para vistoriar mensalmente o cumprimento das fases do cronograma de execução a fim de liberar o valor das parcelas.
A fiscalização do CREA/CAU visa confirmar se as obras em execução estão sendo acompanhadas pelo profissional qualificado mediante verificação da ART/RRT e dos projetos, após identificará a obra com um adesivo na Placa da construção, se existir irregularidade, o CREA/CAU comunicará o proprietário.
A Secretaria Municipal de Urbanismo realiza a vistoria final para emissão do Habite-se, mas também pode fazer alguma vistoria durante a obra em geral quando há alguma reclamação/denúncia sobre transtornos/irregularidades da obra.
Por último, temos a averbação da conclusão da obra na matrícula do imóvel que é realizada mediante apresentação do Habite-se e CND do INSS, no Registro de Imóveis, que consiste em detalhar na matrícula que foi construída uma unidade residencial de alvenaria, a área total construída, o número da unidade na rua/avenida que geralmente está no Habite-se, ou seja, a existência do imóvel fica legalizada.
Em obras financiadas a apresentação da averbação de conclusão da obra ao Banco é condição para liberação da última parcela do financiamento, uma vez que até a liquidação do empréstimo o imóvel fica alienado à Instituição Financeira.
Valéria Viviane Correa de Freitas
Especialista Crédito Imobiliário
Fonte: Fórum da Construção
Veja mais:
Minha Casa Minha Vida – Como financiar e construir?
Legalização de obra
Aspectos Legais
Dicas para seu projeto
Para elaboração do Projeto indicamos o guia de normas técnicas do CBIC que teve como fonte o site da ABNT:
PRINCIPAIS NORMAS TÉCNICAS – EDIFICAÇÕES
Durante a execução de uma obra (construção de imóvel), é normal sentir a vontade de ampliar ou aumentar o número de cômodos.
O mesmo acontece com os materiais, a visualização nas lojas de material de construção pode influenciar para fazer você trocar suas escolhas por outras mais bonitas e mais caras.
Focalize na execução do planejamento e nos limites de gastos. Isso irá poupar dinheiro e remorsos.
Outra opção é escolher somente construir ou reformar aquilo que é imperativo, e depois com mais dinheiro, fazer as obras complementares.
Outra coisa importante é negociar prazos e descontos nas lojas de material de Construção. Faça vários orçamentos até chegar no valor ideal para seu projeto.
Olá! Tenho um terreno em Pindamonhangaba. Comecei a construir 2 chalés lá, porém preciso instalar a rede elétrica e organizar a parte documental dos chalés. Poderia me dar uma instrução… Read more »
Olá Rafael Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Esclarecemos que somos um portal imobiliário. Sugerimos consultar a prefeitura local e o Cartório de Registro de Imóveis para verificar… Read more »
BOA TARDE, TUDO BEM? TENHO UMA DUVIDA. MINHA MÃE TEM UM TERRENO 10X60 SE EU FIZER O DESDOBRO E ELA ME VENDER 10X30 DA PARA FAZER O MINHA CASA MINHA… Read more »
Olá Jessica Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Sugerimos a leitura do artigo específico sobre construção no Programa Minha Casa Minha Vida: Como financiar e construir no Minha… Read more »
Bom dia! Eu iniciei a construção porém para liberar o dinheiro da 1° etapa, a gerente da caixa está exigindo que envio a declaração do recolhimento do FGTS e INSS… Read more »
Olá João Boa Noite! Esclarecemos que se não seguir a orientação do banco não receberá os valores e como vai construir? A CAIXA é um banco federal e tanto o… Read more »
Boa noite! Muito bom estes procedimentos em orientar as pessoas com duvidas a respeito da construção de residências. Tenho duvidas. Quero Eu mesmo construir minha casa, posso fazer isso, do… Read more »
Olá Jeremias Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Entendemos que conforme consta no artigo você deve fazer um Projeto por meio de um arquiteto ou engenheiro e pedir… Read more »
Temos um lote totalmente regularizado e estamos pensando em construir uma fundacao pra 3andares e claro sera pra longos anos de co strucao com pedreiros. Queria saber se podemos começar… Read more »
Olá José Roberto
Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação.
Orientamos a obter preliminarmente a autorização da Prefeitura para iniciar o projeto da obra.
Equipe Click Habitação