Mudar a cor das paredes de casa é sempre uma mudança bem-vinda, sendo capaz de mudar completamente os ânimos de qualquer ambiente. Conheça as dicas para pintar seu apartamento
Seja para dar um upgrade na decoração ou para deixar o apartamento recém-comprado com a sua cara, a pintura das paredes é um ponto super importante em qualquer lar.
O problema é que essa mudança pode acabar exigindo um investimento muito alto quando feita por um pintor profissional, o que leva muitas pessoas a se aventurarem em pintar suas próprias casas.
Apesar de não ser uma tarefa assim tão complexa, a pintura exige alguns cuidados básicos, caso contrário, o barato pode ser ainda mais caro.
Confira algumas dicas para te ajudar você na hora de pintar o apartamento.
Cuidados antes de pintar
Os cuidados começam antes mesmo de abrir as latas de tinta.
É preciso proteger bem os móveis, chão, batentes e espelhos de tomada para que você não acabe pintando mais do que gostaria.
Evite forrar com plástico e lonas, pois esse tipo de material não absorve os respingos de tinta, o que pode fazer com que você acabe sujando ainda mais a casa.
Utilize uma fita crepe bem larga para forrar rodapés, batentes de porta e janelas, além de dividir a parte que deve ser pintada do resto – caso você queira pintar só uma parede.
Com papelão e jornal forre o chão e os móveis que você não conseguir retirar do ambiente.
Lixe bem as paredes
Essa dica é válida tanto para a fixação e secagem da tinta quanto para duração.
Para deixar a parede em condições perfeitas para ser pintada, você deve primeiro lixá-la.
O ideal é começar com uma lixa mais grossa e ir trocando para lixas mais finas à medida em que elas desgastam. Feito isso, passe um pano umedecido e espere secar.
Dicas de como pintar
Para começar, a dica é utilizar um pincel menor (de 2 polegadas) para pintar os extremidades da paredes. Ou seja, comece pintando rente àquela sua marcação com fita crepe e só depois passe para o centro.
Para pintar o restante, utilize um rolo de lã levemente umedecido. Comece passando o rolo pela tinta e retirando seu excesso na própria bandeja.
E aí não tem mistério: comece de cima para baixo, depois vá de baixo para cima, até completar a parede.
É comum que a primeira demão não feche completamente a tonalidade, por isso, espere três horas e passe uma segunda camada de tinta.
Caso a tonalidade que você quer ainda não tenha sido atingida, repita o processo e espere secar novamente.
Só retire a fita crepe quando a tinta estiver seca – ou quase seca -, pois ela pode acabar acumulando respingos de tinta e manchando a parede na hora da retirada.
Truques para a tinta secar mais rápido
A secagem da pintura vai muito da tinta que você utilizar, além de ser importante levar em consideração o clima e a forma como você vai pintar.
Fique atento à umidade do ar, que não deve ser nem maior nem menor que 10%. Se o tempo estiver muito úmido, a tinta não seca, e se estiver muito seco, ela não irá se espalhar.
Além disso, cuidado na hora de espalhar a tinta: camadas muito espessas demoram bem mais a secar do que uma camada fininha de tinta – sem mencionar que o resultado estético também é completamente outro.
Uma dica para que a tinta seque mais rapidamente é abrir as janelas e ligar um ventilador no espaço pintado, o que aumenta a ventilação e agiliza a secagem.
Fonte texto: Paloma Kussler da Construtora Tibério www.tiberio.com.br
Veja também:
6 dicas para escolher o apartamento ideal
Showw de bola! Apesar de parecer fácil, pintura é algo que se deve ter dedicação e atenção em todas as etapas, este tópico é muito bom para ajudar quem quer… Read more »
Olá, bom dia! Fabio
Agradecemos a sua contribuição
Equipe Click Habitação