O consumidor está cada vez mais exigente e requer atendimento eficiente e rápido, assim o atendimento bancário tradicional teve que mudar
Com a evolução tecnológica houve a implementação de meios mais apropriados de atendimento ao consumidor, sem deixar de ser seguro e eficaz.
Neste novo cenário a CAIXA criou opções de atendimento aos clientes com contrato de financiamento imobiliário, evitando a necessidade de deslocamento até as agências.
A CAIXA oferece serviços de pós-venda para contrato imobiliário.
O objetivo deste artigo é de descrever e orientar quanto as possibilidades de atendimento.
Habitação CAIXA Serviços disponíveis
Internet Banking CAIXA – Ícone HABITAÇÃO
A novidade faz parte do projeto Pós-Venda do Crédito Imobiliário em Canais Digitais.
O objetivo é melhorar a efetividade da prestação de serviços voltados à manutenção do crédito imobiliário, por meio da disponibilização de soluções de autoatendimento em Canais Digitais.
Vejam os serviços disponibilizados no canal Internet Banking Caixa (IBC), ao acessar o ícone Habitação, opção Financiamento Imobiliário e Crédito Imobiliário.
A opção Financiamento Imobiliário contempla:
Consultar
Para clientes que possuem mais de um contrato, são listados os contratos ativos para seleção.
Para clientes que possuem apenas um contrato, este é exibido diretamente.
A consulta contempla contratos ativos e quitados até o ano anterior.
Pagamento de prestação
Lista as prestações em aberto e a próxima a vencer, para pagamento no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão da 2ª. Via do boleto.
O IBC disponibiliza o boleto habitacional, e o atendimento da demanda é imediato.
Amortização
Vídeo:
AMORTIZAÇÃO COM VALORES BAIXOS – REDUÇÃO DE PRAZO OU PRESTAÇÃO – SIMULAÇÕES NO APP HABITAÇÃO CAIXA
Simulação de amortização para redução do prazo ou do valor da prestação.
A conclusão da amortização com recursos próprios no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão de boleto.
Vídeo: Amortização e Amortização Extraordinária no FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Amortização com Redução do prazoAmortização com Redução da Prestação
Vejam mais detalhes sobre amortização no artigo:
Dicas para gerir seu financiamento – Amortização
Vídeo: Quantas vezes posso usar o FGTS no FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?
Liquidação antecipada
Possibilidade de liquidação antecipada da dívida com recursos próprios, em data escolhida pelo cliente, no próprio canal com a aposição da Assinatura Eletrônica ou emissão de boleto.
Vídeo: FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: Existe DESCONTO para QUITAÇÃO ANTECIPADA?
Vídeo: FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: TERMO DE QUITAÇÃO
2ª Via de prestação e Extrato de Imposto de Renda
Emissão do boleto de pagamento e Extrato para Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
A opção Crédito Imobiliário contempla:
Simular
Abre a possibilidade de o cliente efetivar uma simulação do financiamento imobiliário, por meio de migração para a página do Simulador de Financiamento CAIXA.
Veja detalhes das formas de simular no artigo:
Simulador financiamento habitacional CAIXA
Consultar Imóveis à venda
O cliente será direcionado para a página (X) Imóveis, onde poderá verificar imóveis da CAIXA de estão colocados à venda e as condições de compra.
Veja mais no artigo:
Imóveis CAIXA como comprar?
Vantagens de usar o Internet Banking
O Internet Banking oferece toda comodidade para não perder prazos de pagamento, podendo:
- ver o saldo devedor do financiamento,
- ver ou emitir o boleto de pagamento mensal,
- fazer amortização ou quitação do financiamento e
- outras facilidades, onde estiver.
É muito conveniente!
É seguro?
O risco existe, mas cada vez mais medidas de segurança são tomadas pelos bancos para garantir que os procedimentos sejam seguros.
E você também pode adotar algumas medidas para se proteger ainda mais, como:
- Manter o antivírus atualizado sempre.
- Não acessar o Internet Banking em computadores e dispositivos compartilhados (como em Lan Houses).
- Conferir se o certificado de segurança aparece no site do banco.
- Clicar em “sair” ou “encerrar sessão” depois de usar o sistema.
- Não abrir e-mails enviados em nome do seu banco (bancos não costumam enviar e-mails a usuários, a não ser que haja uma solicitação específica).
- Conferir as informações que aparecem no site.
Página da CAIXA na Internet
Veja os serviços que pode encontrar no site da Caixa visando facilitar a vida dos clientes com financiamento imobiliário.
Incluindo negociação de prestações em atraso, Declarações estipuladas em Lei ou normas do Banco Central.
Negociação de dívidas
Negocie parcelas em atraso e fique em dia com seu contrato habitacional.
Clique e você pode fazer uma proposta de negociação com o banco:
Proposta de negociação
Veja as possibilidades de negociação disponíveis no artigo:
Quantas prestações posso atrasar no financiamento habitacional?
Declaração de quitação anual de débitos
Você pode consultar a partir de maio de cada ano, de acordo com a Lei 12.007 de 29/07/2009.
A declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano, tendo como referência a data do vencimento da respectiva fatura.
Somente terão direito à declaração quitação anual de débitos financiamento habitacional os clientes que quitarem todos os débitos relativos ao ano em referência.
Demonstrativo de Valores Pagos
Consulte a partir de fevereiro de cada ano.
Conforme artigo 19 da Resolução BACEN 3.919, de 25 de novembro de 2010, deverá ser disponibilizado extrato consolidado discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a, no mínimo:
I – tarifas; e
II – juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil.
Veja detalhes no artigo:
Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional
Atendimento Telefônico: Pós-venda sobre o financiamento imobiliário
Onde tirar dúvidas e obter informações sobre o financiamento?
A CAIXA oferece serviços de pós-venda para contratos imobiliários para entrar em contato sempre que quiser.
Este tipo de atendimento pode ser efetivado por cliente correntista ou não do Banco.
Atendimento pós-venda da habitação aos clientes com contratos imobiliários ativos pelos Fones:
3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e
0800-726-0505 (demais regiões).
Veja os serviços disponíveis e os respectivos prazos de atendimento:
❶ 2ª via de Boleto
Até três prestações em atraso. Disponibiliza a representação numérica do código de barras por SMS.
O atendimento da demanda é imediato, durante a ligação telefônica.
❷ Alteração de dados de contato
Telefones, e-mail e endereço de correspondência.
Atendimento em até 3 dias úteis.
❸ Alteração da data de vencimento.
Atendimento em até 3 dias úteis.
❹ Amortização e Liquidação com recursos próprios
Por meio do débito em conta na CAIXA. Atendimento em até 7 dias úteis.
❺ Amortização e Liquidação com recursos do FGTS
É necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.
❻ Autorizar débito em conta na CAIXA
Atendimento em até 3 dias úteis.
❼ Pausa Estendida
Carência ou moratória por um período, de acordo com as condições de cada financiamento.
O valores não pagos são acrescidos ao Saldo Devedor (incorporação). Atendimento em até 10 dias úteis.
❽ Uso FGTS para pagamento de parte do valor da prestação
É necessário que o cliente já tenha utilizado o FGTS no contrato. Atendimento em até 15 dias úteis.
O cliente também pode acessar o sítio da CAIXA no endereço www.caixa.gov.br sempre que precisar de informações adicionais.
Esclarecemos que o Banco efetuará análise do enquadramento de todas as solicitações antes do atendimento, bastando para tal uma única ligação do cliente.
O mutuário poderá acompanhar o atendimento por meio de protocolo e mensagens recebidas em seu celular.
Fantástico, não é mesmo?
APP HABITAÇÃO CAIXA financiamento imobiliário
A CAIXA tem aplicativo (APP HABITAÇÃO CAIXA) onde o cliente pode efetivar serviços para o financiamento imobiliário.
O aplicativo apresentou instabilidades, mas foi recentemente reformulado e proporciona acesso a todos os clientes interessados.
O aplicativo funciona e proporciona bons serviços.
Veja mais detalhes no artigo:
APP HABITAÇÃO CAIXA
Conclusão
Demonstramos diversas formas de autoatendimento para os clientes do crédito imobiliário da CAIXA.
É uma grande evolução!
Mas, com certeza existem serviços não previstos nos tipos de atendimento informados e neste caso orientamos contatar o gerente de relacionamento do banco.
Caso não seja possível orientamos a abertura de SAC do Fale Conosco do Banco ou comentário na página do Facebook da CAIXA.
Fonte: CAIXA
bom dia, fiz uma amortização no dia 30/09/2019 no mesmo dia em é o vencimento da prestação assim não é para ter juros certo, por canal de atendimento caixa de… Read more »
Olá Edson Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Conforme consta no artigo o débito não é imediato. O banco tem até 7 dias úteis para implementar … “❹… Read more »
Obrigado, ficou claro vou fazer diferente em uma próxima vez.
BOM DIA…MINHAS PRESTACOES DE MEU FINACIAMENTO SAO DEBITADAS AUTOMATICAMENTE DE MINHA CONTA CORRENTE, GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL CANCELAR ESSE DEBITO AUTOMATICO E SER COBRADA APENAS POR BOLETOS…. obs… Read more »
Prezado Luiz Armando Boa Tarde! Como diz o velho ditado não existe almoço grátis … Se você recebeu taxa de juros reduzida, em função de relacionamento e cancelar o débito… Read more »
Olá, eu gerei um boleto de amortização pelo internet banking e paguei fazem uns 15 dias, só que não diminuiu o saldo devedor (escolhi redução de prazo). Demora em média… Read more »
Olá Alessandra Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Esclarecemos que provavelmente o pagamento da amortização ficou pendente no sistema do banco. Orientamos a abertura de SAC no Fale… Read more »
Quero amortizar um metade do meu financiamento…. pelo app ja fiz a simulação…gostaria de saber se eu ir no banco eu consigo algo melhor ou sera a mesma negociação via… Read more »
Olá Anderson Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação. Esclarecemos que as condições são semelhantes, o APP é uma facilidade para o cliente. Lembramos que não há desconto para… Read more »
como faço para ter o comprovante de pagamento da minha prestaçao habitacional que foi paga atravez de debito em conta? por favor mandar resposta para o meu email
Prezado Reginaldo Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Informamos que somos um portal imobiliário independente e não o banco. Se quiser uma resposta formal do banco, fale com… Read more »