É possível ter outro financiamento de imóvel? Em algumas situações é possível comprar segundo imóvel mesmo possuindo outro
A primeira verificação que é feita pelo Banco que concederá o empréstimo é a análise econômico-financeira do proponente, ou seja, a renda familiar comprovada deverá suportar o pagamento da prestação do financiamento já existente e a nova prestação do segundo financiamento sem comprometer 30% da renda familiar apurada.
Comprometimento de renda
Posso financiar dois imóveis?
Posso financiar dois imóveis por bancos diferentes?
O segundo financiamento pode acontecer para um único devedor, ou para compor renda entre proponentes com vínculo de parentesco consanguíneo, cônjuges e entre homoafetivos, dependendo da política de cada banco financiador.
Veja mais:
Compor Renda para o financiamento imobiliário
Cabe salientar que cada situação tem suas particularidades e a análise é feita pelo Banco que concederá o financiamento mediante a documentação apresentada.
Itens que são observados e que podem interferir na aprovação do financiamento são: tipo de financiamento, limites do SFH caso seja pleiteado empréstimo neste sistema, valores de avaliação e de financiamento, idade do proponente mais idoso (em função do seguro), uso do FGTS, dentre outros.
Como fica a cobertura do Seguro?
Com relação à idade do proponente mais idoso, este item é que irá indicar o prazo de financiamento permitido porque a soma da idade em anos mais o prazo, não poderá ultrapassar a 80 anos e 6 meses.
Exemplificando uma situação hipotética: se um dos proponentes possuir exatos 65 anos na data da contratação, somente poderá financiar por 15 anos e 6 meses, independente de os outros participantes serem mais jovens.
A cobertura de seguro abrangerá todos os financiamentos efetivados e averbados junto à Seguradora (s).
Veja mais:
Seguro Habitacional: Veja os Detalhes
Posso usar FGTS no segundo financiamento?
Se este segundo financiamento for concedido no SFH, o participante que já tem um financiamento ativo e caso este tenha sido contraído no SFH, não poderá usar o FGTS, pois o direito fica sempre para o primeiro financiamento ativo no SFH.
Caso o primeiro financiamento seja fora do SFH, e este imóvel for residencial, o mesmo não poderá estar situado no local de ocupação principal ou de residência do proponente, considerando em ambas as situações as cidades limítrofes e região metropolitana, tampouco onde estiver localizado o imóvel a ser financiado.
Veja também:
FGTS e a propriedade de imóveis
Atentando que o uso do FGTS tem regras e pré-requisitos específicas de acordo com a legislação do Conselho Curador do FGTS, a qual deve ser atendida pelo(a)s Agentes Financeiros e Administradoras de Consórcios.
Valéria Viviane Corrêa de Freitas
Especialista Crédito Imobiliário
OBS. do Click Habitação:
Quantos financiamentos posso ter em meu nome?
Você poderá financiar quantos imóveis a sua capacidade de pagamento na análise cadastral e de risco do banco puderem pagar os encargos mensais decorrentes.
Logicamente, existem linhas de crédito que limitam o número de financiamentos, em especial, com recursos do FGTS (Por exemplo: Programa Minha Casa Minha Vida e Programa Carta de Crédito FGTS).
Mas, os financiamentos com recursos da poupança ou de mercado (Por exemplo: SBPE e SFI) podem ser efetivados livremente.
A venda de imóvel financiado está cada vez mais sendo utilizada
A venda de um imóvel objeto de financiamento, por meio da transferência de financiamento não traz grandes complicações, e por isso mesmo tem cada vez mais sendo utilizada, considerando que o financiamento não impede a negociação, pelo contrário, pode facilitar a efetivação da compra.
A diferença é que o valor da venda será utilizado, primeiramente, para quitação do financiamento existente, e o restante será entregue ao vendedor, após o registro do contrato do Cartório de Registro de Imóveis.
Olá, tenho imóvel na cidade de SP financiado no SFH, onde trabalho também. Estou querendo adquirir o segundo imóvel na planta em sp também, caso eu compre esse segundo imóvel,… Read more »
Olá Rodrigo Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Lembramos que o uso do FGTS na moradia para o local onde você pretende morar e o enquadramento para uso… Read more »
Bom dia, Bom dia amigos, vcs podem me esclarecer uma dúvida? Uma cliente me mandou a seguinte mensagem: Eu sou a Evelin. Antes de casar fiz um financiamento na cx… Read more »
Prezado Renato Boa Tarde! Já respondemos no Facebook. Vamos repetir a resposta: Pelo relato o imóvel foi adquirido antes do casamento, assim vai depender do regime de bens do casamento.… Read more »
Boa noite, meu pai fez um financiamento há 3 anos atrás e entrei para compor a renda, porém não era do minha casa minha vida, hoje quero comprar meu imovel… Read more »
Olá Alex Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Considerando que você é co-proprietário de financiamento ativo no SFH não poderá utilizar o FGTS na compra do novo imóvel… Read more »
Para fazer essa tranferencia é demorada?
Obrigado
Olá Alex Boa Tarde! É igual a um processo de financiamento, com a facilidade de que somente envolve o banco. Seu pai precisará ter renda suficiente para arcar com o… Read more »
Boa Tarde! Era casada, desempregada, e meu esposo aderiu um financiamento pelo SBPE aquisição e construção. Hoje sou divorciada posso comprar uma casa pelo minha casa minha vida? possuo carteira… Read more »
Olá Simone Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Para poder pleitear o financiamentos nos Programas Habitação popular deverá transferir a sua parte do financiamento para ex-esposo. Veja detalhes… Read more »
Olá Boa tarde! O meu esposo adquiriu um imóvel, ainda solteiro, pelo minha casa minha vida. Estamos em processo de divórcio. Será que após sair a papelada do divórcio consigo… Read more »
Olá Natália Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Bem, se o regime de bens escolhido no casamento não foi o da Comunhão Universal de Bens, o imóvel adquirido… Read more »