Linha do Tempo do Financiamento Imobiliário
21 AGOSTO – DIA DA HABITAÇÃO
Comemorada em 21 de agosto, data foi criada em 1964 em homenagem à aprovação da Lei do Sistema Financeiro de Habitação e da criação do Banco Nacional da Habitação.
Habitação: Algo mais do que um abrigo
“A habitação, não por acaso, se constitui em um direito humano fundamental, conforme previsto no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948”
O dia da habitação deve servir para lembrar não só da importância de se ter um lar, mas da infelicidade das pessoas que não conseguem ao menos conseguir um de seus direitos básicos: ter a moradia ou casa própria.
Apesar da existência de programas de financiamento habitacional para acesso à casa própria, muitos não conseguem ou não tem condições para arcar com os custos dos financiamentos.
Veja mais sobre o dia da Habitação no artigo do Teotonio Costa Rezende ( Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios Especialista em Crédito Imobiliário e Política Habitacional) publicado no portal Click Habitação:
Habitação: Algo mais do que um abrigo
O infográfico Linha do Tempo do financiamento imobiliário tem como objetivo descrever os principais acontecimentos no mercado imobiliário desde os primórdios do SFH (1964) até os dias atuais.
Em 1964, o governo federal criou o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para facilitar a aquisição da casa própria. Administrado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), hoje tem a gestão do Conselho Monetário Nacional, o sistema favorece, preferencialmente, famílias de baixa renda.