Não importa se beneficiários no Programa Minha Casa Minha Vida da faixa 1, se compradores das faixas 2 e 3
No caso dos beneficiários/compradores de imóveis do PMCMV, que em grande parte são famílias que não tem pleno conhecimento das regras do programa e, muito menos do mercado, é imprescindível que as pessoas recebam os esclarecimentos devidos.
Destacamos alguns pontos que tem sido objeto de recorrentes irregularidades como, por exemplo:
- No PMCMV não é permitido cobrar comissão de corretagem dos compradores. Assim, é totalmente descabida qualquer cobrança, as pessoas que foram obrigadas a pagar devem EXIGIR que a construtora devolva-lhes o valor cobrado indevidamente;
- Cobrança de valor “por fora” – O único valor a ser pago à construtora/vendedor é aquele constante no contrato de financiamento como sendo o Valor de Compra e Venda que é o somatório do valor do financiamento, do subsídio de complemento da capacidade de pagamento, se houver, e dos recursos próprios.
Enfim, o único valor a ser pago pelo comprador ao vendedor são os recursos próprios, pelo exato valor informado no contrato de financiamento. O comprador deve ser alertado que, caso a construtora/vendedor tenha cobrado valor superior aos recursos próprios informados no contrato de financiamento, ele deve exigir a devolução da diferença;
- “Contrato por fora”- Da mesma forma, caso tenha firmado algum contrato ‘por fora’, se comprometendo a pagar outros valores, está desobrigado a efetuar referido pagamento, uma vez que, no ato da assinatura do contrato de financiamento, a construtora/vendedor deu irrevogável quitação, declarando nada mais ter a receber.
Neste particular, além de um procedimento ético, estará se evitando que o endividamento indevido do comprador estrangule sua capacidade de pagamento.
Esse procedimento deve ser adotado independentemente de quem seja a construtora/vendedor, é preciso ser ético, transparente e respeitar os direitos dos compradores.
Teotonio Costa Rezende
Diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal
Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios e graduado em Economia, Ciências Contábeis e Administração de Empresas
Atua no setor financeiro há quase 40 anos, 34 dos quais dedicado ao setor habitacional
Veja mais:
Boa tarde, gostaria de informações a respeito da Lei e dispositivo legal, onde consta expressamente a proibição de se cobrar valores por fora nos contratos de financiamento do programa minha… Read more »
Olá Veruska Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Informamos que localizamos a Portaria do Ministério das Cidades que normaliza a questão. Abaixo transcrevemos o paragrafo terceiro do artigo… Read more »
Boa tarde estou construindo pelo programa mcmv mas vou desistir o que acontece se eu desistir meu nome vai ficar sujo?
Olá Josue Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Se não efetivar os pagamentos devidos o seu nome ficará nos cadastros informativos de crédito até a retomada do imóvel.… Read more »
Olá vendi uma casa para um Cidadão via mcmv ao assinar o contrato este foi entregue as chaves da casa mas parte do pagamento referente à entrada foi desconsiderado implicando… Read more »
Olá Vitor Boa Tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Você tem contrato constando a dívida? Nota Promissória? Orientamos a procurar um advogado para analisar e defender os seus interesses.… Read more »
Adquiri uma casa do programa minha casa minha vida em dezembro de 2012, efetuei alguns pagamentos à imobiliária responsável pela venda e esses valores não constam no contrato. Gostaria de… Read more »
Olá Vania, Boa noite! Agradecemos sua presença no Click Habitação. Com relação as custas do financiamento, existem sim as taxas de cadastro no Banco, primeira parcela do seguro, custas de… Read more »
Boa noite tenho casa financiada pelo MCMV . Que direito eu tenho de seguro ?
ou devo adquirir outro seguro, ex; pra destelhamento etc?
Olá Carlos Boa Noite! Agradecemos a presença no Click Habitação. Esclarecemos que todos os financiamentos habitacionais tem o seguro habitacional como obrigatório. Assim, o MCMV tinham o FGHAB até dez/15… Read more »