CAIXA disponibiliza aplicativo (APP HABITAÇÃO CAIXA) onde o cliente pode acompanhar o financiamento imobiliário a qualquer hora, em qualquer lugar
Nesse aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS, pode-se: emitir 2ª via de boleto, amortizar e liquidar o saldo devedor do financiamento imobiliário CAIXA.
Além disso, pode fazer alterações cadastrais e emitir Demonstrativos:
- Alteração de data de vencimento
- Autorizar inclusão/alteração/exclusão de débito em conta
- Emissão de declaração de quitação anual de débitos
- Emissão de demonstrativo de valores cobrados
- Emissão de extrato de imposto de renda
Vídeo:
SALDO DEVEDOR SUBINDO DIARIAMENTE! TR? IPCA? CONSULTAS NO APP HABITAÇÃO CAIXA – ATUALIZAÇÃO PRÓ-RATA
Não precisa ter conta no Banco, basta instalar o APP HABITAÇÃO CAIXA no aparelho celular e acessar as funcionalidades disponíveis.
Vídeo:
AMORTIZAÇÃO COM VALORES BAIXOS – REDUÇÃO DE PRAZO OU PRESTAÇÃO – SIMULAÇÕES NO APP HABITAÇÃO CAIXA
Saiba como usar o APP HABITAÇÃO CAIXA:
Fazer download do aplicativo HABITAÇÃO CAIXA.
Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular
➤ Para Android, acesse a Google Play.
➤ Para iPhone, a App Store.
Toque em “instalar”, depois em “aceitar” e aguarde a instalação.
Ao abrir o APP, conforme imagem acima, você terá 2 opções: Simulador e Contratos.
Simulador
Onde poderá simular condições para financiamento imobiliário.
A simulação será executada de forma muito parecida com a opção no site do Banco.
Para saber mais, veja o artigo:
Simulador financiamento habitacional CAIXA
Contratos
Onde poderá acessar dados e posição do seus contratos de financiamento imobiliário na CAIXA.
Neste caso precisará digitar seu CPF ou e-mail, senha e toque em entrar
➤ Se ainda não possui senha do Login Caixa, toque na opção Novo Usuário e cadastre-se.
➤ Responda o conjunto de 3 perguntas, selecione as opções referentes a um contrato vinculado ao seu CPF.
Ao abrir o aplicativo, será apresentado a aba Resumo de dados do financiamento imobiliário.
Para saber mais, veja o artigo:
Como consultar Saldo Devedor do Financiamento
Na aba Serviços estarão disponíveis:
1 – Prestações em aberto
Poderá acessar, emitir a próxima prestação e as eventuais prestações em aberto.
Ao clicar na seta ao lado do valor, aparecerão os detalhes da prestação: Número da parcela, Diferença Prestação Anterior, Prestação (a+J), Seguro e Taxa Operacional
Ao Clicar no botão Boleto poderá copiar o código de barras e/ou gerar o boleto.
Para saber mais sobre prestação, veja o artigo:
Encargo e Prestação – Quais as diferenças?
2 – Amortizar
Aqui poderá simular e amortizar o saldo devedor do financiamento, optando entre: reduzir a prestação ou reduzir o prazo remanescente do financiamento.
Defina o valor que pretende amortizar e escolha entre “Reduzir prazo” ou “Reduzir prestação”.
Amortizar com Redução de prestação
A simulação permite que verifique o novo valor da nova prestação, o valor da amortização, novo saldo devedor, juros diários e parcelas restantes.
Atenção: apenas gere o boleto se realmente for efetivar a amortização, pois o pedido ficará registrado no sistema do banco e se no dia seguinte for tentar fazer nova amortização não irá conseguir até que a tentativa seja excluída do sistema, o que pode demorar alguns dias.
Amortizar com Redução de prazo
A simulação permite que verifique o novo prazo (parcelas restantes), o valor da amortização, novo saldo devedor, Juros diários e a nova prestação.
Atenção: apenas gere o boleto se realmente for efetivar a amortização, pois o pedido ficará registrado no sistema do banco e se no dia seguinte for tentar fazer nova amortização não irá conseguir até que a tentativa seja excluída do sistema, o que pode demorar alguns dias.
Se estiver na dúvida qual opção de amortização escolher, leia os artigos:
Amortização extraordinária de Saldo Devedor
As vantagens de amortizar com redução de prazo
Vídeo: Amortização e Amortização Extraordinária no FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
3 – Liquidar Contrato
Ao clicar no menu, na opção LIQUIDAÇÃO, será solicitado informar a data de quitação pretendido.
Na tela seguinte será informado o valor do Saldo Devedor, podendo ser gerado o boleto de pagamento.
Atenção: apenas gere o boleto se realmente for efetivar a amortização, pois o pedido ficará registrado no sistema do banco e se no dia seguinte for tentar fazer nova amortização não irá conseguir até que a tentativa seja excluída do sistema, o que pode demorar alguns dias.
Vídeo: FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: Existe DESCONTO para QUITAÇÃO ANTECIPADA?
Quer saber mais sobre liquidação, veja o artigo:
Quitação de Financiamento Habitacional
Vídeo: FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: TERMO DE QUITAÇÃO
4 – Utilizar o FGTS
A opção do pedido é para quem já utilizou o FGTS na entrada do financiamento ou pelo menos 1 vez durante a vigência do contrato.
A CAIXA disponibiliza serviços de pós-venda da habitação pelos 3004.1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800.726.0505 (demais regiões), aos clientes com contratos imobiliários ativos.
Veja detalhes sobre o uso do FGTS no seu financiamento no artigo:
Dicas para gerir seu financiamento – Uso do FGTS
Vídeo: Quantas vezes posso usar o FGTS no FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?
5 – Débito em conta
Nesta opção pode consultar a conta cadastrada para débito automático em conta e alterá-la se necessário for.
E pode incluir dados para efetivar o débito automático em conta na CAIXA.
6 – Alteração de vencimento
Aqui você pode consultar o dia de vencimento atual e efetivar a alteração de data, se for conveniente.
Quer saber mais sobre liquidação, veja o artigo:
Data de Vencimento – Faça a escolha!
Pausa Emergencial
Com o intuito de auxiliar os clientes nesse momento da pandemia do COVID-19 a CAIXA criou a Pausa Emergencial de contratos de Habitação.
A solicitação de pausa pode ser feita pelo App Habitação Caixa.
A partir do dia 18 de maio de 2020 a CAIXA disponibilizou ampliação da pausa de pagamentos de contratos de habitação para 120 dias.
Clientes pessoa física que já estavam com contrato em pausa terão renovação automática por mais 30 dias, já os clientes pessoa jurídica devem solicitar essa prorrogação.
Caso o cliente com contrato em pausa precise solicitar o cancelamento, ou caso não queira a prorrogação automática por mais 30 dias, poderá efetuar o pedido de cancelamento através do APP Habitação CAIXA, opção Contratos > Serviços > “Cancelar a prorrogação de pausa” ou “Cancelar pausa emergencial”, ou ligando para 3004.1105 (Capitais) e 0800.726.0505 (Demais cidades), opção 7, atendimento de segunda à sexta-feira das 08h às 20h.
Na aba Documentos estarão disponíveis:
Demonstrativos legais vinculados ao contrato
➤ Imposto de Renda – Informações para utilizar na Declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.
➤ Demonstrativo de Evolução – Apresentação informações do contrato e histórico das últimas 12 prestações.
➤ Demonstrativo de Valores cobrados – Disponibilizado após fevereiro de cada ano.
➤ Quitação anual de débitos – Disponibilizado em maio de cada ano, com informações de acordo com Lei 12.007/09.
Quer saber mais sobre alguns Demonstrativos legais, veja o artigo:
Declaração Quitação Anual de Débitos financiamento habitacional
Atenção
Em todas as telas do APP HABITAÇÃO CAIXA é apresentado o valor de Saldo Devedor posicionado no dia da consulta, ou seja, online.
Já o saldo devedor no Boleto habitacional que fica disponível no site da CAIXA é o saldo devedor na data do vencimento do encargo, já considerando a amortização daquele encargo, por este motivo pode ser menor.
O valor do saldo do boleto é estático e considera a prestação como paga.
Alguns contratos têm impedimentos para atendimento no canal, dependendo do tipo da modalidade de financiamento, fase e/ou condições especiais (por exemplo: contrato em execução).
Agora que você conhece as funcionalidades do aplicativo, aproveite a comodidade e faça gestão do financiamento imobiliário CAIXA.
Artigo atualizado em 25/02/2020
Por Favor estou à meses procurando quitar meu contrato habitacional fui no site, no telefone e na agência e não conseguem me enviar o boleto de quitação. Alguém me ajuda.
Olá, Frania! boa noite Estranho … Aqui conseguimos acesso normalmente! Deve ser algo relativo ao tipo de contrato de financiamento. Orientamos a abrir uma Ouvidoria no Banco, relatando a situação… Read more »
Boa noite Solicitei boleto de liquidação de contrato e deu erro para gerar, em seguida tentei novamente e não consegui pois aparece a mensagem que ja havia sido gerado. Acabei… Read more »
Olá Welington! boa noite Não precisa fazer nada. O sistema ficará esperando o pagamento da expectativa de liquidação por alguns dias e depois libera (cremos 3 diárias úteis) a opção… Read more »
Minha mãe faleceu e não encontramos o contrato dela para solicitar o seguro habitacional. Fui até a caixa e me cobraram 200 reais pela segunda via. Achei um absurdo. Sabe… Read more »
Olá Felipe, boa tarde! Agradecemos a presença no Click Habitação. Os serviços bancários podem variar de banco para banco, não existe tabelamento. O banco deverá disponibilizar Tabela de tarifas dos… Read more »
Boa noite! Pretendo comprar um imóvel pagando a vista, ou seja, não pretendo fazer um financiamento, mas gostaria de utilizar o saldo meu FGTS para isso, ou seja, o pagamento… Read more »
Olá Danilo, boa noite Esclarecemos que apenas divulgamos a funcionalidade do aplicativo da CAIXA. Pelo que vimos que site do banco, é possível enviar a solicitação de financiamento habitacional de… Read more »
Olá. Tentei utilizar o app para utilizar o fgts na prestação, mas está aparecendo a seguinte msg: prestação não gerada. Isso não permite concluir o serviço. Nesse caso o que… Read more »
Olá Jaqueline, Bom dia! Agradecemos a presença no Click Habitação. Pela mensagem indica que você deve estar próxima ao vencimento do encargo e então o sistema não consegue fazer a… Read more »