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Construção de imóvel – Qual a Documentação essencial?

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A opção de construção de imóvel deve ser cercada de muita atenção por envolver várias etapas até a conclusão da obra e em todas elas é de suma importância a documentação

construção de imóvel - documentos para construção de imóvelO segundo passo é contratar um engenheiro civil ou arquiteto com boas referências e credenciado no CREA ou CAU,  para visita ao terreno e discussão em conjunto da viabilidade do projeto e da execução da obra.

Este investimento que deverá ter um custo médio de 5% da obra total, vale a pena para evitar muitos problemas, tanto no momento de construir como futuramente no próprio imóvel.

Nem cogitar realizar construções como dizem “boca a boca” com um pedreiro conhecido ou indicado por algum amigo.

A contratação de um engenheiro civil ou arquiteto é obrigatória.

É exigida pelos órgãos competentes a existência do responsável técnico do projeto/plantas e da ART ou RRT, para então se conseguir a licença de construção de imóvel na Prefeitura e atender à fiscalização do CREA ou CAU.

O proprietário deve ter em mente como deseja o imóvel: sala, número de quartos, banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, como também, as respectivas áreas de cada cômodo para assim finalizar a área total a ser construída em m2.

De posse destes dados o responsável técnico iniciará o projeto.

O profissional Responsável (arquiteto ou engenheiro) deve acompanhar toda a execução da obra responsabilizando-se pela Direção Técnica ou pela própria execução.

A seguir citamos a documentação essencial para a execução da obra.

Vídeo: CONSTRUÇÃO INDIVIDUAL: AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO EM TERRENO PRÓPRIO, REFORMA

Documentos necessários para construção de imóvel

1) Projeto

Consiste em várias plantas quais sejam:

·         Arquitetônica/baixa;

·         Fachadas e telhado;

·         Estrutural;

·         Elétrica;

·         Telefônica

·         Hidrosanitária.

2) Memorial Descritivo

Este documento em forma de relatório relaciona o tipo, marca, referência, modelo de todo material de construção utilizado, a exemplo, ferragens usadas para a estruturas/vigas, tipo de tijolos, revestimento dos pisos internos e externos, marca e cor dos materiais sanitários, modelo de torneiras, especificação de tamanho, cor e material de portas e janelas, telhas ou outro material usado para o telhado, etc.

O memorial descritivo serve também para avaliar o custo envolvido na obra, bem como para se necessário um dia refazer a substituição de algum material ou uma futura reforma ou reconstrução.

3) Cronograma de execução de obra

Com ele é possível acompanhar ordenadamente a execução cronológica de cada fase de construção de acordo com sua importância e planejar a compra dos materiais destinados às respectivas fases, também a contratação dos diversos profissionais para as específicas atividades como eletricista, pintor, encanador dentre outros.

4) ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Técnica

No caso a ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica) por um ENGENHEIRO com registro ativo no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou a RRT ( Registro de Responsabilidade Técnica) por um ARQUITETO, com registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Documento emitido pelo Conselho Regional, pelo qual o responsável técnico (engenheiro civil ou arquiteto) assume a responsabilidade pela execução da construção e de todos os respectivos projetos.

5) Alvará/Licença de Construção de imóvel

Para conseguir a liberação e emissão do alvará de construção pela Secretaria Municipal de Urbanismo ou similar, deve ser previamente aprovado pela mesma, o projeto arquitetônico e recolhidas as taxas por ela cobradas.

Assim que for emitido o alvará, estes devem estar arquivados em uma pasta junto com a ART ou RRT e todos os demais projetos, e disponíveis no local da obra, pois serão apresentados aos fiscais tanto do CREA/CAU como da Prefeitura Municipal.

OBS: Quando a construção for financiada por Banco estes documentos acima serão exigidos para iniciar a contratação do financiamento.

6) HABITE-SE/CVCO

Documento emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo que se chama Habite-se ou Certificado de Vistoria e Conclusão de Obra.

Assim que cumprido o cronograma de execução da obra e finalizada a construção de imóvel o proprietário deve solicitar a vistoria de término de obra junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, onde foi emitido o alvará, para que seja confirmado e verificado que foi cumprida a construção de acordo com o projeto aprovado pela mesma.

7) CND do INSS

Certidão Negativa de Débitos do INSS – Este documento é emitido pela Receita Federal e é imprescindível para averbação da conclusão da obra no Cartório de Registro de Imóveis.

Todavia, o engenheiro ou arquiteto contratado irá orientar que no início da obra deve ser feita uma matrícula da mesma junto ao INSS visando recolher mensalmente os impostos relativos à execução de obra.

Terminada a obra deve-se fazer a juntada dos comprovantes de recolhimento do INSS, do Habite-se, da ART/RRT e do projeto arquitetônico aprovado, com estes ir à Receita Federal, a qual vai checar se o valor recolhido está correto, caso contrário, cobrará a diferença, depois disso é emitida a CND do INSS da obra.

Isenção INSS Construção Civil 70 m²

Quando o imóvel possuir área total até 70m² e for executada sem contratação de mão de obra assalariada é isento o recolhimento do INSS, conforme Art. 278 do Decreto n º 3048/99.

Veja também:

Dicas para construir casas sustentáveis

Fiscalizações

Podem ocorrer em qualquer momento da execução da obra pelo CREA/CAU, ou pela Secretaria Municipal de Urbanismo ou similar do município.

Quando a construção for financiada o Banco enviará um engenheiro/arquiteto para vistoriar mensalmente o cumprimento das fases do cronograma de execução a fim de liberar o valor das parcelas.

A fiscalização do CREA/CAU visa confirmar se as obras em execução estão sendo acompanhadas pelo profissional qualificado mediante verificação da ART/RRT e dos projetos, após identificará a obra com um adesivo na Placa da construção, se existir irregularidade, o CREA/CAU comunicará o proprietário.

A Secretaria Municipal de Urbanismo realiza a vistoria final para emissão do Habite-se, mas também pode fazer alguma vistoria durante a obra em geral quando há alguma reclamação/denúncia sobre transtornos/irregularidades da obra.

Por último, temos a averbação da conclusão da obra na matrícula do imóvel que é realizada mediante apresentação do Habite-se e CND do INSS, no Registro de Imóveis, que consiste em detalhar na matrícula que foi construída uma unidade residencial de alvenaria, a área total construída, o número da unidade na rua/avenida que geralmente está no Habite-se, ou seja, a existência do imóvel fica legalizada.

Em obras financiadas a apresentação da averbação de conclusão da obra ao Banco é condição para liberação da última parcela do financiamento, uma vez que até a liquidação do empréstimo o imóvel fica alienado à Instituição Financeira.

Valéria Viviane Correa de Freitas

Especialista Crédito Imobiliário

Fonte: Fórum da Construção

Veja mais:

Minha Casa Minha Vida – Como financiar e construir?

Legalização de obra

Aspectos Legais

Dicas para seu projeto

Para elaboração do Projeto indicamos o guia de normas técnicas do CBIC que teve como fonte o site da ABNT:

PRINCIPAIS NORMAS TÉCNICAS – EDIFICAÇÕES

Durante a execução de uma obra (construção de imóvel), é normal sentir a vontade de ampliar ou aumentar o número de cômodos.

O mesmo acontece com os materiais, a visualização nas lojas de material de construção pode influenciar para fazer você trocar suas escolhas por outras mais bonitas e mais caras.

Focalize na execução do planejamento e nos limites de gastos. Isso irá poupar dinheiro e remorsos.

Outra opção é escolher somente construir ou reformar aquilo que é imperativo, e depois com mais dinheiro, fazer as obras complementares.

Outra coisa importante é negociar prazos e descontos nas lojas de material de Construção. Faça vários orçamentos até chegar no valor ideal para seu projeto.

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Rafael Botelho
7 anos atrás

Olá! Tenho um terreno em Pindamonhangaba. Comecei a construir 2 chalés lá, porém preciso instalar a rede elétrica e organizar a parte documental dos chalés. Poderia me dar uma instrução… Read more »

Jessica
7 anos atrás

BOA TARDE, TUDO BEM? TENHO UMA DUVIDA. MINHA MÃE TEM UM TERRENO 10X60 SE EU FIZER O DESDOBRO E ELA ME VENDER 10X30 DA PARA FAZER O MINHA CASA MINHA… Read more »

João Paulo Reis de Carvalho
7 anos atrás

Bom dia! Eu iniciei a construção porém para liberar o dinheiro da 1° etapa, a gerente da caixa está exigindo que envio a declaração do recolhimento do FGTS e INSS… Read more »

Jeremias
7 anos atrás

Boa noite! Muito bom estes procedimentos em orientar as pessoas com duvidas a respeito da construção de residências. Tenho duvidas. Quero Eu mesmo construir minha casa, posso fazer isso, do… Read more »

jose roberto
7 anos atrás

Temos um lote totalmente regularizado e estamos pensando em construir uma fundacao pra 3andares e claro sera pra longos anos de co strucao com pedreiros. Queria saber se podemos começar… Read more »