Muita gente sonha em reformar o lar, seja por vontade de melhorar algum espaço, consertar algo que não está bom ou valorizar o apartamento para vendê-lo logo em seguida
Se você está pensando em reformar apartamento, confira algumas dicas para realizar essas mudanças da maneira mais eficiente e segura possível.
Atenção com normas
Desde 2014 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabeleceu algumas regulamentações para quem vai realizar uma reforma mais elaborada em seu apartamento – como:
- instalar um ar-condicionado,
- abrir buracos,
- derrubar paredes,
- colocar ou tirar portas e janelas,
- entre outras ações.
Antes disso, era muito comum que os moradores decidissem fazer alguma reforma em seus apartamentos sem informar ao síndico ou apresentar um relatório com a aprovação de um especialista, e essas obras têm grande potencial para prejudicar a estrutura do prédio.
Com a regulamentação da ABNT, o síndico precisa receber uma espécie de relatório de algum profissional capacitado (arquiteto ou engenheiro).
Nesse relatório deve constar o que será feito, materiais usados, uma estimativa do tempo de duração da reforma e um termo assinado pelo profissional se responsabilizando pela obra – porém, ela não precisa ser realizada necessariamente pela pessoa que elaborou o projeto.
Como e o que reformar apartamento?
Tomar a decisão do que fazer na sua reforma deve ser baseado em dois aspectos:
- qual a sua finalidade e
- qual a sua necessidade com relação a essa obra?
Ou seja, você está reformando seu apartamento para melhorar a sua qualidade de vida, ou a ideia é valorizar o apartamento e vendê-lo?
Depois de ter seu objetivo bem definido, é hora de pensar como alcançá-lo, quais cômodos e aspectos precisam realmente de uma mudança, escolher os materiais e profissionais mais adequados – então, é preciso definir o que é realmente necessário.
Além disso, outras dicas também são muito importantes, como:
- elaborar um planejamento detalhado da obra,
- um cronograma,
- já decidir quais materiais serão usados e suas quantidades,
- ter um orçamento (e tentar se manter o mais fiel possível a ele)
Para quem quer revender seu apartamento:
Quem busca reformar para depois vender o imóvel deve ter atenção com alguns itens básicos e evitar ao máximo escolhas mais extremas em termos de gosto, adotando um estilo mais neutro.
Caso o apartamento seja mais antigo, tenha atenção com:
- o sistema hidráulico,
- troque canos, se preciso, e
- também renove os sistemas elétricos e de abastecimento de gás, caso necessário.
Nas questões de acabamento, opte por cores neutras – como o branco ou cinza -, materiais mais universais como madeira, e renove a pintura de todos os ambientes, bem como o acabamento do chão.
Para melhorar o seu lar:
Aqui o importante é tomar medidas para aumentar o conforto de quem mora no apartamento.
O relevante é levar em conta as necessidades atuais – e algumas futuras – dos moradores.
Então, não se preocupe em atender gostos genéricos ou neutros.
Mudanças mais drásticas, como instalar equipamentos de ar, quebrar paredes, trocar janelas e portas, entre outros, estão liberadas.
O acabamento também pode ter mais a cara dos moradores, com cores mais vibrantes na pintura, materiais diferentes, como porcelanato colorido e papéis de parede, entre outros.
Rogerio Fonseca
Tibério construtora
Fonte da foto: Tibério Construtora – www.tiberio.com.br
Veja mais: